Entrevistas

15-07-2019

É para o e-commerce que está a ser canalizado o esforço e o investimento da IKEA Portugal, na convicção de que as vendas online vão crescer mais rapidamente do que as vendas em loja. Isso não significa, porém, que a expansão física não esteja nos planos da insígnia: está, mas ainda sem data marcada. De regresso a Portugal em setembro de 2017, após ter sido, em 2009, a primeira retail manager no País, a sueca Helen Duphorn estabelece como ambição a duplicação do negócio. A dez ou 15 anos.

01-07-2019

Desde que, em junho de 2016, anunciou a intenção de se expandir para Portugal que a ambição do retalhista espanhol Mercadona cresceu. As quatro lojas anunciadas originalmente passaram rapidamente a dez e estas são apenas as que abrem este ano, fazendo disparar o investimento de 25 milhões de euros para 160 milhões. Em entrevista, a diretora de Relações Externas e Assuntos Europeus em Portugal, Elena Aldana, sustenta que o posicionamento é ser uma empresa portuguesa, que paga impostos, cria emprego e gera riqueza no País. A primeira loja é inaugurada esta terça-feira, 2 de julho, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.

27-05-2019

Pequenos eletrodomésticos à entrada de uma loja? Já é uma realidade e vai acontecer cada vez mais. Nuno Luz, diretor-geral da FNAC Portugal, sustenta que esse é o caminho para a consolidação, muito embora seja necessário acautelar os riscos de desvirtuamento da marca. O caminho passa também pela abertura de lojas de proximidade e por lojas mais especializadas, como a Connect. E, certamente, pela preservação do ADN cultural. No que respeita ao negócio, fica uma certeza: está em recuperação.

18-03-2019

De 24 a 26 de março, a Alimentaria&Horexpo regressa à Feira Internacional de Lisboa. Nesta 15.ª edição, o foco continua a ser a exportação, com a diretora de Área de Feiras, Fátima Vila Maior, a enfatizar os resultados do último evento: cerca de 100 compradores internacionais presentes e mais de 600 reuniões com empresas nacionais. A inovação é também um denominador comum, este ano traduzida num novo posicionamento assente em três conceitos.

11-03-2019

Abrir 20 lojas no prazo de três anos faz parte dos planos da Toys “R” Us Espanha e Portugal, que mudou de mãos em 2018 num contexto de insolvência. Os novos donos – a sociedade de investimentos Green Swan e a equipa de gestão – estão apostados em mudar o posicionamento da insígnia, mas o maior desafio, de acordo com o CEO, Paulo Sousa Marques, é mesmo recuperar a credibilidade junto dos consumidores. Investir na loja online também é prioritário.

10-12-2018

Lançado em março, o chatbot no Facebook Messenger da IKEA Portugal está a ser um sucesso. A garantia é dada pelo responsável de ecommerce, web & digital, Malcolm Sudlow Haylett. Para já é usado sobretudo para questões de serviço ao cliente, mas o objetivo é que ajuder nas decisões de compra. A realidade virtual e os sistemas de voz são outras das apostas recentes da marca no digital.

Newsletter

Assinar Edição ImpressaAssinar Newsletter Diária