"Os aeroportos são excelentes montras para as marcas se darem a conhecer ao mundo e para se potenciarem neste novo canal de distribuição à escala global denominado travel retail", diz, em entrevista à Store, Carlos Gutierres, o diretor dos negócios comerciais não aviação da ANA. O Aeroporto de Lisboa, que inaugurou um novo espaço para o retalho, é uma dessas montras.
"O crescimento em mercados internacionais é estrategicamente fundamental para nós e essa é a principal razão do nosso relativo sucesso", afirma à Store Magazine o trade marketing manager da Ferbar, empresa portuguesa da indústria alimentar que exporta 20 por cento da sua produção.
Quem não fizer promoções corre o risco de ver a quota de mercado diminuída. A afirmação é de Manuel Paula, diretor de Marketing do El Corte Inglés em Portugal, que sabe que é mais fácil e barato reter clientes do que conquistar clientes novos. Apesar disso, mantém o investimento nos valores diferenciadores da marca que chegou ao mercado português há 12 anos.
A inovação é um dos pilares da estratégia das marcas da Bel em Portugal, uma marca que investe na produção nacional porque sabe que, no atual contexto, os consumidores preferem as marcas nacionais. Em entrevista à Store, a diretora-geral da empresa, Ana Cláudia Sá, da ainda conta da intenção de internacionalizar a marca Limiano.
O sector da distribuição é muito aberto a novas ideias sendo, por exemplo, um campeão do ecommerce. Por isso, a crise pode ser uma oportunidade para "servir sempre mais consumidores muito bem em qualquer que seja o contexto", disse à Store Lucy Neville-Rolfe, presidente do Eurocommerce, e que esteve em Portugal para participar numa iniciativa da Associação Portuguesas das Empresas de Distribuição (APED).
"Temos de ser capazes de construir economias baseadas na inteligência". A afirmação é de Augusto Mateus, economista, ex-ministro da Economia e fundador da consultora Augusto Mateus & Associados, em entrevista à edição impressa da Store.