Institucional

03-03-2020

Em Portugal, um terço dos e-shoppers regulares compram online mensalmente, gerando 81% do volume de compras online no país. Os dados foram avançados pelo barómetro DPDgroup e-shopper 2019, realizado em conjunto com a GfK, em 21 países europeus.

30-01-2020

O índice de volume de negócios no comércio a retalho conheceu uma desaceleração em dezembro, na medida em que registou uma taxa de variação homóloga de 2,3%, face aos 4,4% de novembro. Contudo, cresceu ligeiramente no acumulado do ano e na relação com 2018.

17-01-2020

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) lançou uma campanha de comunicação internacional com a hashtag #pickportugal, e que pretende promover o e-commerce português.

13-01-2020

No Lidl Portugal, os colaboradores usufruem das mesmas oportunidades e dos mesmos benefícios, independentemente do género, sendo, portanto, privilegiados a meritocracia e o desempenho individual e em equipa. Este é o enquadramento feito pela diretora-geral de Recursos Humanos, Maria Roman.

09-01-2020

O presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, é o entrevistado que faz a capa da última edição da Store. Reeleito para mais um mandato, partilha a sua visão da economia nacional, com um olhar crítico sobre as políticas assentes nos rendimentos. “O crescimento económico faz-se com realidades, não com desejos políticos apenas” é a mensagem que deixa.

06-01-2020

O diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, considera que o aumento de impostos especiais sobre o consumo previsto na proposta de Orçamento do Estado para 2020 constitui “uma forma encapotada de arrecadar mais receita fiscal”.

Esta posição foi manifestada em entrevista ao programa “Conversa Capital”, uma parceria Antena 1/Negócios.  Referia-se aos impostos sobre o açúcar, as bebidas e o sal, nomeadamente, considerando que não agradam ao setor: “São medidas feitas em nome da melhoria da condição de vida dos cidadãos, da sua alimentação saudável e do ambiente, e achamos que não será bem assim”. A propósito, recordou o “esforço enorme” nesse sentido, feito pela APED, pela Direção-Geral de Saúde e pela indústria, esforço que reputou de “medida de saúde pública e de sustentabilidade com efeitos práticos”.

“Já pedimos que haja estabilidade e clareza sobre os procedimentos e sobre o nível de carga fiscal em termos de empresa”, frisou, referindo ainda “outras contribuições que levantam dúvidas sobre a sua eficácia”.

É o caso da contribuição sobre a utilização das embalagens de uso único, que, “conceptualmente, parece poder ser interessante”, mas, “mais uma vez, o Estado quer legislar e taxar algo sem ainda se poder estudar as alternativas”.

A APED – disse – defende a utilização racional do plástico, que “não vai acabar por decreto”. “Não podemos estar todos os dias a inventar proibições”, criticou Gonçalo Lobo Xavier, afirmando que se está a penalizar toda a cadeia de valor sem dar tempo aos retalhistas e à indústria para encontrar soluções que sejam economicamente equilibradas.

Em foco na entrevista estiveram também as propostas da APED relativas à simplificação fiscal, com o diretor-geral a afirmar que tiveram bom acolhimento, mas não foram contempladas nesta proposta de orçamento. Manifestou, porém, a expectativa de que possam ser consideradas na discussão na especialidade.

 Abordado foi ainda o pedido de mediação para a discussão do acordo laboral para o setor, com Gonçalo Labo Xavier a recordar que os sindicatos apresentaram uma proposta de crescimento dos salários na ordem dos 19%, quando o governo propôs 0,3% para a função pública. Espera, ainda assim, que, até final de janeiro, seja possível encontrar “uma proposta mais equilibrada para todos”.

Frisou, neste contexto, que a média salarial é de 960 euros e que o setor criou 20 mil empregos nos últimos quatro anos, sendo que 70% dos colaboradores têm vínculo contratual.

Ainda sobre o setor, avançou com a estimativa de um aumento de 3% nas vendas, em 2019, face a 2018, valor que deve manter-se este ano.

Fonte: Negócios

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