Estão as faculdades de gestão a responder às novas necessidades do retalho? A Store Magazine ouviu duas universidades – a NOVA School of Business & Economics e a Católica-Lisbon – para concluir que têm procurado desenhar soluções específicas à medida dos quadros da distribuição.
Os consumidores demonstram um grau de fidelização com as marcas cada vez menor. E os portugueses estão entre os menos fiéis: de acordo com o estudo Nielsen Global Consumer Loyalty Survey 2019, 89% dos shoppers nacionais assume gostar de comprar e experimentar novas marcas e produtos, sendo que quase metade afirma que a probabilidade de o fazer é maior do que há cinco anos.
“O futuro da alimentação” é o tema do 7.º Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar, agendado para a próxima terça-feira, em Lisboa. Em foco vão estar questões como a inovação, os novos formatos de negócio, a era digital e a economia circular.
“Queremos contribuir para a criação de riqueza em Portugal”. A afirmação é da diretora de Assuntos Europeus e Relações Externas da Mercadona Portugal, Elena Aldana, e corporiza a estratégia do retalhista espanhol para o mercado nacional. Uma entrevista no contexto das primeiras aberturas, marcadas para julho, em destaque na segunda edição do ano da Store.
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) associou-se, pelo segundo ano consecutivo, à campanha de promoção de consumo de batata nacional, lançada pela Associação de Batata de Portugal (PORBATATA). O objetivo é sensibilizar os consumidores para as vantagens nutricionais de um produto de qualidade e referência nacional.
A APED acaba de se associar à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na campanha “Por um país com bom ar”. Uma parceria que a associação enquadra na missão de promover comportamentos e práticas responsáveis por parte dos seus associados e da comunidade em geral, contribuindo para o consumo sustentável e bem-estar social.