O EuroCommercer considera que os pagamentos sem contacto são um benefício tanto para os clientes como para os retalhistas, por tornarem as compras mais fáceis e rápidas para ambas as partes. Para incentivar ao uso desta tecnologia e ajudar os retalhistas a lidar com ela, até porque terão de formar os seus funcionários para que estes possam esclarecer os clientes, o grupo lançou um guia sobre como tirar proveito de todas as suas potencialidades.
O EuroCommerce está a promover um conjunto de medidas para "reforçar a eficácia, a competência e a independência da Supply Chain Initiative" (SCI), a iniciativa criada para promover boas práticas comerciais nas transações business-to-business na cadeia de abastecimento alimentar. Uma das medidas é a designação de um presidente independente.
Os retalhistas britânicos estão a pensar acabar com as filas para pagamento até 2021, introduzindo um método de pagamentos por telemóvel. A Waitrose e a Zara são duas das empresas que já usam sistemas de pagamento e segurança 'high-tech' com vista à diminuição de filas.
A Amazon lançou uma nova forma de comprar, "mais rápida e fácil". A empresa juntou ao seu dispositivo Alexa, que permite, por exemplo, pôr música a tocar com comando de voz, o serviço Prime Now, que disponibiliza dezenas de milhares de produtos do dia a dia para compra e os entrega, gratuitamente, num prazo de duas horas.
O Grupo DIA decidiu organizar-se, em Espanha, por linhas de negócio, de forma a adaptar-se mais eficientemente à realidade da empresa. As linhas definidas são proximidade com o Dia (Market e Maxi), supermercados La Plaza de Dia, lojas de cuidados pessoais Clarel, Cash & Carry Max Descuento e online.
A saída do Reino Unido da União Europeia trará algumas mudanças, que podem chegar também ao ecommerce. Membros do Parlamento inglês sugeriram a inclusão de um botão "Buy British" nos sites dos supermercados, que permita aos clientes comprarem produtos locais mais facilmente, afastando os produtos estrangeiros.