O setor do retalho na Índia está em forte crescimento - sobretudo online-, impulsionado por novas políticas governamentais e pelo investimento de grandes marcas internacionais no país, como Hamleys, Ikea, Amazon e Gap. O retalho indiano já superou o da China e deverá continuar a crescer, segundo o relatório Indian Brand Equity Foundation.
Dole, Driscoll’s, Golden State Foods, Kroger, McCormick and Company, McLane Company, Nestlé, Tyson Foods, Unilever e Walmart vão colaborar em blockchain com a IBM para aumentar a confiança dos consumidores no sistema alimentar. A IBM Blockchain é uma plataforma que vai concentrar informação sobre os produtos, garantindo a sua rastreabilidade e a segurança das transações.
O supermercado alemão Edeka esvaziou as prateleiras da loja de Hamburgo, com o objetivo de sensibilizar para os temas racismo e diversidade. A insígnia removeu os produtos produzidos fora da Alemanha, e substitui-os por cartazes com frases antirracismo.
Os supermercados são, por norma, locais movimentados e barulhentos, o que pode ser muito perturbador para pessoas com autismo. A pensar nisso, a cadeia de supermercados Coles e a Autism Spectrum Australia (Aspect) estão a desenvolver um projeto piloto no qual incentivam as lojas a ter uma hora por dia mais tranquila, mais silenciosa, para que os clientes com esse distúrbio possam sentir-se melhor a realizar as suas compras.
A Ikea adiciona à sua oferta painéis solares e baterias domésticas, além da mobília e têxtil já existentes na loja. Os produtos já foram comercializados na Holanda e na Suíça e chegam agora ao Reino Unido. Para que tal fosse possível a insígnia fez uma parceria com a inglesa Solarcentury, empresa que disponibiliza os painéis e a instalação.
A cadeia de retalho Walmart está a desenvolver uma tecnologia de reconhecimento facial para detetar se os seus clientes estão frustrados ou infelizes. O objetivo é tornar mais eficiente o serviço de apoio ao cliente, evitando que os clientes apresentem queixa.