Os retalhistas e grossistas farão “tudo o que puderem” para ultrapassar qualquer perturbação mais ampla resultante da invasão à Ucrânia e das suas consequências, bem como para garantir que os cidadãos na Europa continuam a ter acesso aos seus bens essenciais diários, afirma o EuroCommerce, em comunicado.
Os 250 maiores retalhistas globais geraram receitas agregadas de 5,11 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2020 – exercícios fiscais encerrados em 30 de junho de 2021 –, representando um crescimento de 5,2%. Os dados são do estudo “Global Powers of Retailing 2022”, da consultora Deloitte.
Em janeiro, o clima de consumo na Europa subiu face ao mês anterior, 13,7 face a 12,8 pontos, revela a GfK Portugal. Em território luso, as expectativas económicas aumentaram dois pontos, as expectativas salariais cresceram três pontos e a propensão para comprar elevou-se três pontos face ao último mês de 2021.
É necessário investir no ecossistema da venda a retalho e por grosso para que este consiga adotar a transição digital e de sustentabilidade, defende a diretora-geral do EuroCommerce, Christel Delberghe, nos EU Industry Days, que se estão a realizar esta semana, em Bruxelas, na Bélgica.
O clima de consumo na Europa continuou a descrescer em dezembro de 2021, quando comparado com o mês de novembro, de 12,8 para 16,4 pontos, revela a GfK Portugal. Em território nacional, as expectativas económicas subiram dois pontos.
A Sonae e a Sonae Capital vão integrar o PROBONO, projeto europeu que pretende fomentar espaços sustentáveis de referência para o futuro, e investir 25 milhões de euros num laboratório de inovação na área da sustentabilidade e eficiência de edifícios e comunidades.