Opinião

09-08-2018

A era digital ditou uma mudança no comportamento dos consumidores, que estão mais informados em virtude do acesso à informação facilitado pelas novas tecnologias. A perceção que têm do custo de mudança para a concorrência é cada vez menor e o acesso a outras marcas está, de facto, muitas vezes, à distância de um clique. Fidelizar clientes é, por isso, cada vez mais difícil. Significa construir relações fortes e de longo prazo com os clientes, criando uma imagem de marca diferenciada.

12-03-2018

A Deloitte divulgou recentemente a 21.ª edição do relatório anual Global Powers of Retailing, no qual se identificam os 250 maiores retalhistas do mundo e se analisa o desempenho obtido pelo setor, ao nível do volume de negócios, crescimento e rentabilidade nas várias geografias, segmentos de atividade e formatos de loja. Este é o ponto de partida para uma análise de Pedro Miguel Silva, associate partner da Deloitte Portugal.

15-02-2018

As carteiras, tal como as conhecemos, têm os dias contados. Vai ser o fim das moedas a tilintar nos bolsos, da procura frenética e errante pelos cartões bancários, dos vincos nas calças. Graças ao desenvolvimento tecnológico, está aí o despertar, a nível global, do interesse nos wearables que vão tornar as carteiras uma coisa do passado. Este é o ponto de partida da análise de Paulo Raposo, country manager da Mastercard Portugal, sobre a evolução dos meios de pagamento.

23-10-2017

A última década ficou marcada por mudanças significativas na estrutura económica, demográfica, social e tecnológica das famílias portuguesas. Essas mudanças tiveram um impacto significativo na forma como as famílias avaliam e concretizam as suas escolhas de consumo.

02-10-2017

Eduardo Diniz e Nuno Manana escrevem sobre a missão e os objetivos da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, enfatizando a importância da existência, pela primeira vez, de uma estratégia concertada e integrada de abordagem a este problema.

27-10-2014

"A embalagem ganhou, mais recentemente, um papel de divulgação de informação junto do consumidor, tornando-se num veículo preponderante na promoção do próprio produto ou na transmissão de mensagens de sensibilização, nomeadamente de proteção do meio ambiente", defende a responsável de Ambiente da Tetra Pak Portugal, Ingrid Falcão, em artigo de opinião para a Store Magazine.

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