Enquanto se adaptam às mudanças trazidas pelo comportamento da Geração Z, nascida entre meados da década de 1990 e 2010, os retalhistas já olham para as tendências de consumo que deverão pautar a Geração Alpha, sucessores da Geração Z e os primeiros nativos digitais.
As disrupções das cadeias de abastecimento estão a desempenhar um papel central nas dinâmicas económicas durante e do que se espera que seja o pós-pandemia. Não obstante, as guerras comerciais da administração Trump e o acentuar dos fenómenos climáticos extremos já tinham ajudado a que a resiliência das cadeias de abastecimento mundiais estivesse no centro das agendas políticas dos anos vindouros.
Há fenómenos sistémicos que só se podem perceber se se analisarem via pensamento sistémico. O fenómeno da disrupção das cadeias de abastecimento é um deles. Não basta dizer que o porto de mar fechou ou que a fábrica não tem componentes. Ou que numa zona qualquer da fábrica do mundo, a China, a “malta” fugiu – e foi fechada – por causa da Covid. Aliás, embora se saiba pouco, ficamos sempre perplexos com as notícias de fechos abruptos de cidades inteiras na China por causa, apenas, de uma mão cheia de casos pandémicos. Enfim.
Após várias décadas de contenção de preços, desde meados de 2021 observa-se uma aceleração da inflação. Tem de se recuar a junho de 1982 para encontrar níveis de inflação nos EUA superiores aos agora registados. Na Europa, não existem observações de valores tão elevado desde a criação do euro. Contudo, na área do euro, em países como França ou Portugal, encontram-se níveis de inflação idênticos aos atuais nos anos 2000, induzidos por aumentos de preços de energia.
O 5G fornecerá comunicações equivalentes às de uma rede Wi-Fi muito boa a funcionar em qualquer lugar. Num futuro próximo, uma empresa poderá negociar com o operador de telecomunicações uma rede de comunicações à sua medida, dado que o 5G pode ser facilmente reconfigurado.
Reconhecido pela sua dinâmica, capacidade de adaptação e inovação constante, o setor do retalho em Portugal tem nas pessoas o centro da sua estratégia. As pessoas que trabalham connosco, as que fazem parte da cadeia de valor e os consumidores que diariamente nos depositam a sua confiança.