Opinião

13-01-2020

A utilização da inteligência artificial (IA) deixou de ser um sensacionalismo teórico para se tornar uma realidade das empresas e dos consumidores. O recurso a tecnologias como machine learning, chabots e voicebots, linguagem natural, reconhecimento de imagem e vídeo que, em conjunto, simulam a inteligência humana a uma velocidade muito superior, é amplo e impacta o dia a dia de todos nós. Os algoritmos de reconhecimento facial do Facebook, os serviços de tradução da Google e as sugestões de filmes da Netflix são exemplos simples que todos conhecemos.

06-01-2020

O retalho, tal como as demais indústrias, está a atravessar um período de transformação radical, com modelos disruptivos que parecem gerar tantas oportunidades como ameaças.

17-06-2019

Que mudanças vai trazer a tecnologia ao retalho alimentar? E que novas potencialidades abre para transformar o negócio? María Miralles, partner da consultora Oliver Wyman para a área de Retail & Consumer Goods, dá algunas respostas.

17-12-2018

O mercado vive um turbilhão de mudanças e urgências derivadas do contínuo lançamento de novos produtos e serviços. Este facto converte-se numa estratégia de ativação de vendas. A outra faceta menos positiva deste fenómeno é que convertemos a janela de oportunidades em algo tão estreito que hoje não há tempo de amortizar os esforços necessários (com consequentes perdas).

15-10-2018

1991. Nasce neste ano a Concertação Social portuguesa com a criação do Conselho Económico Social (CES), um órgão de relevo constitucional, de consulta e concertação no domínio das políticas económica e social. A Comissão Permanente de Concertação Social torna-se, de ora em diante, no centro nevrálgico da Concertação Social portuguesa: é aqui que se produz o diálogo social tripartido – Governo, Confederações Empresariais e Confederações Sindicais –, é aqui que nascem e se celebram os acordos de concertação social.

10-09-2018

A Comissão Europeia divulgou recentemente o texto de uma proposta de Directiva a aprovar pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho relativa às práticas comerciais injustas (unfair trading pratices ou UTP) em relações entre empresas (B2B), ocorridas na fileira alimentar (“Proposta”). Simultaneamente, está em curso em Portugal a avaliação do decreto-lei que reformulou o regime aplicável às PIRC – o DL n.º 166/2013, de 27 de Dezembro (“DL PIRC”) – com vista à sua manutenção, reformulação ou eventual abolição.

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